Categorias
Destinos

Rota das Emoções

A palavra “emoção” sugere impulso que move um organismo para a ação. Ela vem do latim “emotione”: movimento, ato de mover e é derivada de uma forma composta de duas palavras latinas: “ex” (fora, para fora) e “motio” (movimento, ação). Movimentar-se para fora sugere uma rota alternativa, uma saída da rotina para experimentar o novo. Justamente com base nessa ideia é que foi criado um dos roteiros turísticos mais bonitos do país: a Rota das Emoções!

A Rota das Emoções é uma rota turística criado em 2005, através do Sebrae em conjunto com o Ministério do Turismo, para estimular o turismo de parte da região do nordeste brasileiro. É um roteiro com natureza pulsante, reservando cenários ímpares e envolvimento com a cultura local.

O percurso da rota das emoções possui 500 km, passando por três estados: Ceará, Piauí e Maranhão. Ela pode ser adaptada para mais ou menos dias, podendo abranger até 14 municípios, tais como:

  • Maranhão: Barreirinhas, Paulino Neves, Araióses, Tutóia, Santo Amaro do Maranhão;
  • Piauí: Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia (Barra Grande);
  • Ceará: Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Camocim, Chaval e Cruz.

Sempre focada em ações de promoção do turismo sustentável com responsabilidade socioambiental, a Rota das Emoções se caracteriza por unir três unidades de conservação paradisíacas: Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará; APA do Delta do Parnaíba, no Piauí e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão.

O roteiro pode ser iniciado pelo estado do Ceará ou do Maranhão. Não é recomendado começar pelo Piauí, pois é o Estado que fica localizado no meio dos outros.

Qual é a rota das emoções?

Segue as principais cidades e atrativos que estão na rota:

SÃO LUÍS – Possui seu Centro Histórico tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco. A cidade é rica em manifestações culturais, gastronomia e artesanato.

SANTO AMARO – Tesouro ainda inexplorado, com as lagoas mais desertas e azuis da Rota das Emoções.

BARREIRINHAS – É a cidade mais estruturada da região dos Lençóis Maranhenses. Além do Parque dos Lençóis, aproveite para fazer um passeio pelo Rio Preguiça, passando por Vassouras.

ATINS – Grandes Dunas, vegetação exuberante e belezas entre o mar e o rio.

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.