Categorias
Brasil

Viajar de carro pelo Brasil: conheça destinos

Viajar de carro pelo Brasil: conheça destinos

Viajar é conhecer outros lugares, outras culturas e outras realidades. Permite refletir sobre quem se é e se renovar. Viajar de carro pelo Brasil exige tempo, mas oferece independência para fazer os próprios horários e permite uma maior contemplação do trajeto. É a oportunidade de conhecer trechos inusitados e menos explorados.

A situação atual, com muitas fronteiras internacionais fechadas, pouca oferta de voos e inúmeras exigências de entrada nos países, levou muitos turistas a olharem para os destinos nacionais, com mais atenção.

O Brasil tem dezenas de roteiros cênicos em todas as regiões do país. São viagens que passam por praias, serras, montanha, cerrado, sertão, florestas e cidades históricas.

Quais os cuidados para viajar de carro pelo Brasil?


Porém, viajar de carro pelo Brasil requer alguns cuidados, por isso o planejamento é essencial. Segue alguns pontos a serem considerados:

  • Faça uma revisão do veículo, antes de partir, evitando-se assim, manutenções imprevistas;
  • Planilhe os gastos que terá com gasolina, pedágios e estacionamentos;
  • Pesquise bem o roteiro e as estradas;
  • Faça intervalos regulares para descansar e revesse com outro motorista. Para aproveitar o caminho, procure não rodar mais do que 600 km por dia;
  • Abuse dos aplicativos de localização, mas leve sempre um mapa impresso ou faça download do mapa no seu celular. Não é sempre que podemos contar com Internet e sinal;
  • Atente-se aos volumes que levará, para que não comprometam muito espaço dentro do veículo, atrapalhando assim o conforto da viagem;
  • Prefira roupas confortáveis, enquanto estiver no carro;
  • Leve lanchinhos rápidos dentro do veículo.

Se você quer fazer uma viagem de carro, está no lugar certo! Preparamos 06 roteiros para você colocar o pé na estrada e aproveitar!

ESTRADA REAL –  Minas Gerais e Rio de Janeiro


A Estrada Real é a maior rota turística do Brasil. É a rota utilizada desde o século XVII para escoamento de ouro e diamantes de Minas Gerais até o litoral. São mais de 1600 quilômetros de vias que passam por dezenas de cidades e povoados em Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A rota possui quatro caminhos: Caminho Velho, Caminho Novo, Caminho dos Diamantes e Caminho Sabarabuçu.

Os caminhos do ouro começavam em Ouro Preto (na época Vila Rica). O primeiro caminho (Caminho Velho) desembocava em Paraty, posteriormente sendo alterado para uma rota que levava os valores até a capital do Rio de Janeiro, tornando-se esse o Caminho Novo. Posteriormente, a Estrada Real se estendeu até Diamantina, formando o Caminho dos Diamantes. Há trezentos anos, viajantes avistaram um brilho no topo da Serra da Piedade e imaginaram ser ouro. Para chegar lá, criaram uma via alternativa, que originou o Caminho Sabarabuçu.

É possível percorrer todos eles de carro, de moto, de bicicleta, a pé ou a cavalo. A maior parte do roteiro está concentrada no estado de Minas Gerais. Uma boa opção para viajar de carro pelo Brasil, né?

ESTRADA DA GRACIOSA –  Paraná


viajar de carro pelo Brasil

Outro destino incrível para viajar de carro pelo Brasil é a Estrada da Graciosa (PR-410), uma antiga trilha traçada pelos tropeiros para abrir um caminho entre o planalto e o litoral paranaense. O caminho tem apenas 33 quilômetros e parte dele foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO.

Boa parte do percurso é formado por paralelepípedos, cercado pela exuberante Mata Atlântica. No período da floração das Hortênsias, de novembro a fevereiro, a Estrada da Graciosa fica ainda mais bonita. É cheia de riachos, cachoeiras, flores e possui também 6 Recantos que disponibilizam ao visitante lanches e produtos regionais.

A entrada principal fica localizada na saída número 59 da BR-116. Fica a cerca de 40 km da cidade de Curitiba. No final do trecho você desemboca na cidade histórica de Morretes, cortada pelo Rio Nhundiaquara.  A 20 minutos de Morretes está Antonina, posicionada de frente para uma linda baía e contornada por uma cadeia de montanhas da Serra do Mar. Se quiser ampliar a viagem, acrescente Paranaguá (via BR-277), a cidade mais antiga do estado, ou dê uma esticada à Ilha do Mel.

ROTA DAS EMOÇÕES – Ceará, Piauí e Maranhão


A Rota das Emoções foi criada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para estimular o turismo da região. São 650 quilômetros que atravessam três estados nordestinos: Ceará, Piauí e Maranhão. A rota passa por praias paradisíacas, dunas, lagoas e tem fauna e flora únicas. Alguns atrativos histórico-culturais da Rota das Emoções são Patrimônio da Humanidade.

O roteiro clássico começa em São Luis e termina em Fortaleza ou vice-versa. As principais bases do caminho são as cidades que ficam nos santuários como o Parque Nacional de Jericoacoara (CE), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA).

VALE EUROPEU – Santa Catarina


O Vale Europeu é uma região que foi colonizada principalmente por alemães e italianos, sendo que suas cidades preservam os traços culturais, que são refletidos na culinária, nas festas e na arquitetura. Sua rota turística é formada por 19 municípios, localizados bem próximos um dos outros.

As estradas que interligam os destinos do Vale Europeu revelam paisagens belíssimas com casinhas enxaimel, construções centenárias, capelas, engenhos, plantações de arroz, morros, pinheiros, araucárias e até cavernas.

A região – entrecortada por rios, riachos e cachoeiras – é uma das áreas com maior número de nascentes do Brasil. Os fissurados pela prática de esportes como rapel, canyoning e trekking encontram terreno fértil por aqui. Muitas fazendas abrem as porteiras para atividades de lazer como trilhas, cavalgadas e pescaria, além de oferecer mesa farta com café colonial e comida típica. Prepara tudo aí porque viajar de carro pelo Brasil será emocionante!

CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA – São Paulo


Localizado na Serra da Mantiqueira, o circuito é formado por nove cidades: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Não é uma rota cênica, mas voltada para conhecer o que cada cidade oferece.

A região é conhecida por cachoeiras, com águas de excelente qualidade; fontes de águas minerais, com benefícios terapêuticos; comércio de malhas, couros, doces, queijos, vinhos, licores e aguardentes. Além disso, oferece diversas modalidades para os amantes de Turismo de Aventura.

ROTA DO VINHO – São Roque, São Paulo


O Roteiro do Vinho é formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima, com mais de 30 estabelecimentos como cantinas, adegas, vinícolas, restaurantes e áreas de lazer. Também é possível visitar as produções de alcachofras e hortaliças, trazidas pelos imigrantes europeus, que encontraram em São roque, um clima ideal para desenvolver as culturas.

Alguns pontos de paradas na Rota do Vinho são o centro gastronômico e de lazer Villa Don Patto, a Destilaria Stoliskoff, a Quinta do Olivardo (adega com produção própria e restaurante dedicado à culinária portuguesa, com ampla área verde), a visita guiada da Vinícola Canguera (que possui também um museu e restaurante), a Vinícola Góes (a maior do roteiro, com visita guiada paga), o casarão histórico da Vinícola Ferreira e Passero e as atividades da Vinícola Casa da Árvore como trilhas, tirolesa, arvorismo e pedalinho. Tá ai mais um destino para você viajar de carro pelo Brasil.

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.